Cisto Tireoglosso

O que é?

O cisto tireoglosso é a malformação congênita mais comum do pescoço. É um cisto originário do defeito de fechamento do ducto tireoglosso.

 

Por que ocorre?

A origem do cisto do ducto tireoglosso está intimamente relacionada à formação da língua, do osso hióide e da tireóide. A tireóide lingual começa a se formar na 17o dia da vida embrionária do espessamento do endoderma no assoalho da faringe. O forame cego é o local de desenvolvimento do divertículo tireóideo, na base da língua. À medida em que a língua vai se desenvolvendo o divertículo tireóideo se diferencia em glândula tireóide e desce até sua posição habitual no pescoço, entre a 4a e a 7a semanas de gestação, permanecendo. Durante a descida o divertículo permanece ligado ao forame cego pelo ducto tireoglosso. Nesse momento também está em desenvolvimento o osso hióide, no caminho da migração do divertículo. Em decorrência desses múltiplos eventos que ocorrem simultaneamente, o ducto tireoglosso, na maioria das vezes passa através do osso hióide.

Após a tireóide chegar à sua posição final no pescoço, o ducto tireoglosso normalmente se atrofia completamente, porém cerca de 7% da população apresentam remanescestes do ducto tireoglosso. Na maioria dos casos não há sintomas, porém alguns desenvolverão o cisto do ducto tireiglosso ou cisto tireoglosso, que pode se localizar em qualquer ponto do trajeto entre a base da língua e a tireóide.

 

 

Manifestações

Apesar da origem embriológica, o cisto tireoglosso muito raramente se manifesta no período neonatal. Na maioria das vezes é notado no período pré-escolar, mas pode se manifestar em qualquer idade. Mais comumente aparece como pequena lesão esférica, indolor, na linha média cervical anterior, logo abaixo do osso hióide. Pela comunicação de mantém com o forame cego, pode ser observada elevação do cisto com a protrusão da língua. Na maioria das vezes não há sintomas, mas um terço se apresenta com infecções recorrentes e um quarto apresentarão drenagem espontânea de sinus ou em sítios de drenagens de abscessos.

É grave?

O cisto tireoglosso é em geral uma lesão benigna e raramente alcança grandes proporções. A chance de desenvolver malignidade (carcinoma papilífero) é menor que 1%.

Como é a cirurgia?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O cisto e o osso hióide são identificados

 

 

 

 

 

 

 

 

 

É realizada uma incisão cervical transversa no sítio da lesão

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O ducto tireoglosso que alimento o cisto é localizado e dissecado até o osso hióide, que tem o seguimento medial retirado juntamente com o ducto. Este, por sua vez, é ligado próximo a sua origem na base da língua.

 

 

 

A chance de recorrência é de 5 a 10%, aumentando se houver inflamação no momento da cirurgia.